domingo, 8 de fevereiro de 2009

QUEM SOMOS?!


Nós, Premonstratenses, somos Cônegos Regulares, isto é, religiosos que formam uma Igreja local em torno do Abade e em comunhão com a Igreja de Roma. Somos religiosos sacerdotes, homens que procuram segui os exemplos de Jesus Cristo e viver seu Evangelho, consagrados a Deus pela promessa de conversão continua de nossos costumes pelos votos de castidade, pobreza e obediência, ordenados para o serviço para o povo de Deus. A Ordem Premonstratense foi fundada por São Norberto, o Apostolo da Eucaristia, em 1121, em Prémontré (“mostrado antes”). Nosso Ideal de Vida está em Atos dos Apóstolos 4,32: “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma”. É dessa maneira que buscamos viver e, para organizar nossa vida comunitária, seguimos a Regra de Santo Agostinho.





CARISMA O.PRAEM


O carisma premonstratense, dom de Deus à sua Igreja, consiste na vida Canonical, ou seja, numa forma simples estruturada sobre cinco colunas mestras: vida em comunidade – Liturgia das Horas – Devoção Eucarística - Devoção Mariana – Serviço Pastoral. Temos missa conventual diária e a liturgia das horas rezada solenemente em comum. Também em continuidade com nossa vida comunitária, assumimos vários trabalhos junto ao povo de Deus, de acordo com os dons de cada um e as necessidades dos lugares onde estamos: párocos, vigários, confessores e diretores espirituais... Todos, entretanto, vivem no mesmo convento, em comunidade, numa vida de oração, meditação e partilha, sempre “Prontos para toda Obra!” (2Tm 2,21), como nos ensina nosso fundador São Norberto.
Temos algumas Obras Sociais: Centro Terapêutico e de Recuperação de dependentes químicos, Casa de apoio a criança com câncer, Assistência a famílias carentes; Alfabetização de Adultos; Abrigo para crianças carentes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário